Entregas: Dicas de Inspeção para a Segurança dos Alimentos

Uma área de segurança alimentar que frequentemente é ignorada é a Logística de Entrega. Alimentos devem ser estocados de forma apropriada mesmo quando estão sendo entregues. Todos os procedimentos de proteção feitos em um bar ou restaurante devem ser mantidos no delivery, como controle de temperatura, separação de alimentos crus dos prontos-para-consumo e uso de embalagens que protejam do contato com contaminantes biológicos e químicos.

caminhão

Alimentos são entregues de diversas formas. Grandes produtores entregam alimentos em vários locais em caminhões, Fornecedores entregam grandes quantidades de matéria-prima para bares e restaurantes que, por sua vez, entregam para o consumidor final. Em todos esses casos, os sistemas de delivery deve tomas as precauções para garantir a segurança dos alimentos que estão sendo entregues.

Dicas de Inspeção para Recebimento de Alimentos

Há alguns passos que gestores de restaurantes devem seguir para ter certeza que não estão recebendo alimentos que foram comprometidos no processo de entrega.

  1. Temperatura: Sempre tenha certeza que os alimentos estejam na temperatura adequada. Se for para estar sob resfriamento, confira se está a uma temperatura inferior a 5°C. Se não estiver na temperatura correta, não aceite. Não há maneiras de saber quanto tempo os alimentos estão nestas condições inapropriadas.
  2. Integridade da Embalagem: Confira caixas e embalagens que contém os alimentos. Existem rasgos ou vazamentos? Está molhado ou desintegrando? A maioria dos alimentos são entregues em caixas de papelão e podem ser facilmente comprometidos. Insetos e roedores podem entrar na embalagem e, se estiver em local úmido ou molhado, essa umidade pode entrar no alimento. Sempre se certifique que a embalagem está em condições adequadas.
  3. Horário de Entrega: A maioria dos fornecedores prefere fazer as entregas de manhã bem cedo, quando não há ninguém, ou quase ninguém no local. Eu não recomendo essa prática, mas se o gestor permite, tenha certeza de que os fornecedores estão colocando os alimentos no local adequado e da forma correta. Os alimentos congelados devem ir direto para a câmara-fria ou refrigerador. Nunca permita que alimentos sejam deixados do lado de fora (rua, estacionamento, etc) se não houver ninguém para receber.
  4. Os Caminões: Quando as entregas são feitas por caminhões, pergunte as seguintes questões:

-O Caminhão é FRIO o bastante no interior?

-As paredes, chão e teto estão limpos?

-O Caminhão é protegido contra pestes e roedores?

-Se a parte mecânica do Caminhão quebrar o sistema de resfriamento continua funcionando?

-O Caminhão só entrega alimentos?

Se a resposta para alguma destas questões for NÃO, é melhor procurar outro fornecedor. As três primeiras são óbvias, mas se o congelador desligar em cada parada, as chances do seu pedido chegar na temperatura correta é muito remota ou impossível em dias mais quentes.  Se o caminhão transporta outras mercadorias além de alimentos, contaminação cruzada deve ser uma grande preocupação.

Segurança para Clientes de Delivery

Se há serviço de delivery direto para o consumidor final, tente não fazer muitas paradas, ou demorar muito entre uma entrega e outra com os alimentos embalados. Quanto mais paradas são feitas, mais difícil fica garantir a temperatura ideal. Isso afeta a segurança alimentar e a qualidade dos produtos que sua empresa está servindo. Todo bar e restaurante quer garantir a melhor experiência para seus clientes, o mesmo deve acontecer para os cliente de delivery.

É sempre importante conhecer seus fornecedores, suas instalações e procedimentos. De preferência, invista algumas horas para uma visita periódica (trimestral ou semestral) aos seus fornecedores.

caminhão2

Quanto ao delivery de alimentos prontos para consumo feito pela empresa, é importante lembrar que tudo deve estar nas normas da Anvisa. Nenhum defeito ou perda de qualidade devido ao processo de entrega deve ser admitido ou servir de desculpa. Um gestor preparado garante a qualidade do produto até chegar às mãos do cliente.

O Mr. Food Manager preparou um E-book exclusivo para o profissional de restaurantes , seja o gerente, o almoxarife, o chefe de cozinha ou todo colaborador que fica responsável pelo controle a manutenção dos estoques e almoxarifados da empresa. Confira no link abaixo esta oferta única e adquira o seu.

Este link irá te levar para uma página de pagamento da PagSeguro onde você poderá adquirir seu e-book. Após a confirmação da intuição financeira, você irá receber o e-book por e-mail.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s