Plano de Segurança Alimentar Profissional em 30 Minutos

Administrar a Segurança Alimentar em um bar ou restaurante não é tarefa fácil. Geralmente, é um trabalho tão grande que nem se quer é feito. Os Bares e Restaurante não podem dispensar ter um programa de segurança alimentar tendo em vista a quantidade de alimentos contaminados que são servidos todos os dias. É preciso dedicar ao menos 30 minutos antes de cada turno para garantir a qualidade. Se todo gestor tivesse esse hábito, seria uma grande mudança para a redução de epidemias e contaminações.

checklist

Se você tem apenas os 30 minutos, isso é o que você deve fazer:

  1. Confira todas as Geladeiras e Unidades de Refrigeração.

Problemas de temperatura são a maior fonte de doenças alimentares. Verifique se os alimentos estão em temperatura segura. Se não, chame o responsável pela manutenção para concertar seus equipamentos. Transfira os alimentos para outro refrigerador. Para poupar tempo, faça com que a equipe de cozinha controle e mantenha essas temperaturas e anote em relatórios. Checar relatórios ao invés de cada unidade, te dará mais tempo.

  1. Confira Bem todos os Estoques de Alimentos.

Tenha certeza de que carnes cruas e carnes preparadas estão armazenadas adequadamente. Armazene em caixas plásticas ou cubra os alimentos que não estiverem nas prateleiras de cima ou sob-refrigeração. NUNCA armazene alimentos no chão.

  1. Todas as Pias de Lavagem de Mãos Devem Ter Sabão, Toalhas e Água Quente.

Pias completas com sabão antisséptico, toalhas descartáveis, água quente e avisos sobre a lavagem correta das mãos são vitais para que se haja bons hábitos higiênico-sanitários em toda equipe.

  1. Confira as Datas dos Alimentos Prontos.

Descarte todo e qualquer alimento preparado potencialmente danificado ou injuriado com mais sete dias. Para alimentos produzidos no local, o prazo é de três dias. Garanta que todos os alimentos estejam etiquetados corretamente.

  1. Converse com a Equipe Sobre a Comida de Funcionários.

A refeição dos funcionários deve ser igualmente segura e mantida separada dos alimentos servidos no restaurante, assim como os talheres e utensílios usados para servi-la.

  1. Confira se Todas as Áreas de Preparo têm Produtos Sanitizantes.

Devem ser usados para sanitizar áreas de contato com alimentos e evitar a contaminação cruzada. Confira a concentração de água nos produtos, ou use dispensers adequados que façam a dissolução.

  1. Mantenha Produtos Químicos longe dos Alimentos.

Confira se estão armazenados em local seguro, devidamente identificados, longe das áreas de preparo de alimento e devidamente armazenados.

  1. Treine sua Equipe Nestes Passos Importantes.

Tendo uma equipe bem treinada, o gestor economiza tento apenas conferindo os pontos anteriores, se estão sendo seguidos corretamente. Um colaborador treinado reduz muito os riscos de contaminação e o tempo que leva para corrigir os erros.

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s