Os Dez Mandamentos de um Atendimento de Excelência.

 

O Bem mais vital de uma empresa são seus clientes. customer-service.0822.12Sem eles não poderíamos nem conseguiríamos existir. Quando você satisfaz seus clientes, eles não só te ajudam a crescer, mas continuam fazendo negócios com você, recomendando para amigos e outras pessoas. Assim, há uma série de métodos que a empresa deve seguir para garantir um atendimento que excede as expectativas:

  1. Saiba Quem é que Manda. Você está em um negócio para servir as necessidades dos clientes e você só pode fazer isso se souber o que eles querem. Quando você realmente ouve seus clientes fica sabendo o que e como eles querem. Nunca esqueça que os clientes pagam seu salario e tornam possível seu negócio existir.
  2. Seja um Bom Ouvinte. Dedique um tempo para identificar as necessidades do cliente perguntando a eles. Preste atenção no que eles realmente estão dizendo. Ouça suas palavras, tons de voz, linguagem corporal e, principalmente, como se sentem. Cuidado ao fazer suposições, achando que sabe intuitivamente o que os clientes querem. Você sabe as três coisas mais importantes para seus clientes?
  3. Identifique e Antecipe as Necessidades. Clientes não compram produtos e serviços. Compram bem estar e soluções para seus problemas. A maioria das necessidades dos clientes são emocionais e não racionais. Quanto mais você conhece seus clientes, melhor você fica em antecipar suas necessidades. Se comunique regularmente e fique atento aos problemas e às necessidades futuras.spoleto
  4. Faça seus Clientes se Sentirem Importantes e Apreciados. Trate a todos
    como indivíduos. Sempre os chame pelo nome e encontre maneiras para elogiá-los, mas seja sincero. As pessoas apreciam a sinceridade. Isso cria bem estar e confiança. Pense em meio de criar um sentimento de bem estar e segurança em fazer negócios com você. Agradeça sempre que puder.
  5. Ajude Seus Clientes a Entender Seus Sistemas. Seu restaurante pode ter os melhores sistemas e procedimentos, mas se seus clientes não entendem, eles podem ficar confusos, impacientes e irritados. Explique como seus sistemas funcionam e como eles simplificam seu negócio. Tome cuidado para que seus sistemas não diminuam o elemento humano da empresa.
  6. Aprecie o Poder do “Sim”. Sempre procure maneiras de ajudar seus clientes. Quando eles lhe pedem algo, contanto que seja razoável, diga que você pode fazê-lo. Sim. Descubra como depois e garanta sua venda. Ache maneiras de facilitar os negócios com você. Sempre faça o que você disse que ia fazer.
  7. Aprenda a se Desculpar. Quando alguma coisa sai errado, desculpe-se. É fácil e clientes gostam disso. O cliente pode não estar sempre certo, mas deve sempre “vencer”. Lide com os problemas imediatamente e deixe claro para o cliente a solução tomada. Permita que seus clientes reclamem facilmente. Valorize suas reclamações. Mesmo que ninguém goste, reclamações nos dão uma oportunidade de crescermos. Mesmo que o cliente esteja em mal dia, se esforce para deixa-lo confortável.
  8. Exceda as Expectativas. O futuro de toda empresa está em manter seus clientes contentes. Pense em maneiras de sobressair à concorrência. Considere esses pontos:
    O que você pode oferecer aos seus clientes que eles não encontram em nenhum outro lugar?
    O que você pode fazer para acompanhar e agradecer as pessoas, mesmo quando elas não compram?
    O que você pode dar aos clientes que seja totalmente inesperado?
  9. Tenha uma Feedback Regularmente. Receba bem e encoraje as pessoas a darem suas opiniões sobre em que você pode melhorar. Há diversas maneiras de descobrir o que seus clientes pensam sobre seus serviços.
    Ouça com atenção o que eles dizem.
    Confira sempre como as coisas estão.6a01156f39f977970c01bb07bd6e17970d
    Providencie um método que incentive criticas construtivas, comentários e sugestões.
  10. Trate Bem seus Colaboradores. Colaboradores são seus clientes internos e precisam ser apreciados. Agradeça a eles e encontre maneiras de que eles saibam o quanto são importantes. Trate seus clientes com respeito e as chances são de que eles terão maior consideração para com os clientes. O gestor deve tratar seus colaboradores e clientes com a mesma importância.

 


Um comentário sobre “Os Dez Mandamentos de um Atendimento de Excelência.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s