10 Dicas Sobre Atendimento ao Cliente.

 

O atendimento é um dos principais diferenciais de um restaurante. Não importa o quão bem decorado seu restaurante é ou quão deliciosa é a comida que você serve, se o atendimento e o serviço não atende ou excede as expectativas do cliente, há uma boa chance de que eles não irão voltar mais. O atendimento abrange boa parte das operações diárias do restaurante e vai muito além da equipe de salão.

  1. O Cliente Está Sempre Certo.barcelona-taste-buds-tapas-restaurant-crowd-full

Essa é a regra de ouro dos negócios.  Mesmo que você ache que seu cliente não está certo, nunca diga isso a ele. Seja paciente e amigável. Ouça suas reclamações ou sugestões. Problemas irão acontecer mesmo nos melhores restaurantes, como você lida com eles determinará se o cliente vai voltar ou procurar outro restaurante.

 

  1. Um Bom Atendimento Envolve Toda a Equipe.  Enquanto a equipe do salão é cara da empresa para o cliente, o atendimento não se restringe a ela. Envolve todo o restaurante, da manutenção à equipe de cozinha. Ambientes limpos, boa comida, uma atmosfera convidativa e agradável compõem um bom atendimento, onde cada colaborador tem seu papel.

 

  1. Tenha um Limite de Reservas. Se seu restaurante aceita reservas, tenha cuidado com a maneira que elas são feitas. Nada incomoda mais um cliente do que aparecer na hora certa de sua reserva e ter de esperar mais vinte ou trinta minutos. Quando feitas corretamente, as reservas permitem que você organize as mesas e não sobrecarregue a cozinha. Quando feitas de qualquer jeito, o salão enche de maneira descontrolada, a cozinha fica desorganizada com os pedidos e não há espaço para clientes que não fizeram reservas.

 

  1. Preste Atenção nas Gorjetas.  gojetaDiferente de outros países, no Brasil os restaurantes cobram 10% do valor da conta como uma taxa de serviço. Essa taxa é opcional ao cliente, que pode não paga-la quando não está satisfeito ou pagar até mais quando o serviço excede suas expectativas. Fique atento nos motivos que levam seus clientes a não pagar o serviço ou até mesmo dar uma gorjeta extra para o garçom que os atendeu. Nem sempre os motivos estão no atendimento, a qualidade da comida e ambiente também influenciam nas gorjetas.

 

  1. Não Poupe em Satisfazer Seus Clientes.  Há um casal que janta em seu restaurante toda semana? O Dono da empresa do outro lado da rua sempre traz seus clientes para almoçar? Os funcionários da agência de banco da outra esquina sempre fazem happy hour no seu restaurante? Não tenha medo de dar pratos ou bebidas de cortesia para seus clientes fiéis. Isso mostra o quanto eles são importantes para você e os convida a voltar sempre.

 

  1. Sempre Pergunte a Opinião dos Clientes. Estão satisfeitos? Está tudo bem? Todo bom garçom deve perguntar a opinião dos clientes pelo menos uma vez ao longo ou ao final da refeição. Mas nem todo cliente se sente confortável em fazer uma queixa ou reclamação verbalmente. Oferecer um pequeno formulário para comentários e reclamações é uma oportunidade de ter um valioso Feedback, tanto positivo como negativo. Por mais que seja chato ficar sabendo o que as pessoas não gostaram, esses formulários que ajudarão a fazer melhorias.

 

  1. Saiba Como Lidar com Clientes Ruins. Eventualmente, você pode ter de lidar com clientes que beberam além da conta ou estão em um dia de fúria. Eles destroem a atmosfera do seu restaurante, incomodam outros clientes e podem causar muitos problemas. Garanta que você e sua equipe saibam agir de maneira segura e eficaz nessas situações. Uma ação estratégica é parar de servir bebidas alcoólicas imediatamente para o cliente se este apresentar sinais de embriaguez.

 

  1. Ensine sua Equipe os 10 Mandamentos do Atendimento ao Cliente. Estes mandamentos se aplicam a qualquer empresa e restaurantes não são uma exceção. Leia Mais… sobre os 10 mandamentos do atendimento ao cliente.bigstock_Social_media_concept_21099296

 

  1. Use Redes Sociais para Aumentar o Contato com os Clientes.
    Redes sociais como Facebook ou Twitter oferecem um jeito fácil e gratuito de falar com seus clientes. Publique diariamente os especiais do almoço e jantar, promoções e envie convites para os eventos do restaurante.

 

  1. Faça a Manutenção Destas Dicas. Um bom atendimento não é feito em uma única noite. Deve ser feito sempre e procurar ser a cada dia melhor. Confira sempre se sua equipe tem seguido suas instruções, se estão motivados e melhorando suas habilidades e qualidades.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s