Afinal, O Que Faz Um Gerente de Restaurante?

Um cargo essencial em um restaurante é o de Gerente. Às vezes, um proprietário atua como Gerente Geral. Outras vezes o Gerente é um funcionário contratado. De toda forma, o Gerente tem um grande número de responsabilidades no dia a dia do funcionamento do restaurante.

As qualificações para gerir um restaurante incluem o básico, como habilidades com pessoas e organizacionais. Contudo, dependendo do tamanho e conceitos do restaurante, o candidato a gerente deve ter alguma formação acadêmica em hospitalidades ou administração.

 

Mas afinal, o que faz um Gerente de Restaurante?

 

Contratar e Demitir.


Um gerente de restaurante, geralmente, é o responsável por contratar novos funcionários e montar a equipe, assim como demitir funcionários quando necessário. Isto se aplica especialmente quando se trata da equipe de Salão. Os cargos de cozinha podem ser de responsabilidade do Chefe de Cozinha.

Há diversas maneiras de garantir que os processos de contratação e demissão sejam eficientes. Este é um bom exemplo de que uma formação acadêmica e, às vezes, o auxílio de um profissional de Recursos Humanos pode ser importante. Saiba Mais…

 

Pedidos de Compras.

inventory_management

Outro dever de um gerente geral de restaurantes é o pedido de compras. Geralmente, restaurantes trabalham com um profissional no cargo de comprador. Este profissional pode ser responsável por administrar os estoques também. Os pedidos de compra são feitos pelo gerente e isso inclui desde guardanapos e louças a uniformes e EPI’s. As Bebidas e insumos do Bar podem ser responsabilidade do Chefe de Bar (Head Bartender). Os alimentos podem ser responsabilidade do Chefe de Cozinha. O gerente pode ser responsável por estes pedidos também, porém, não importando quem os faça, o gerente deve aprovar os pedidos para garantir que estejam no orçamento.

 

Quadro de Horários.

O gerente deve ser responsável por elaborar os horários do restaurante. Deve estabelecer a as folgas e horários de descanso. Garantir que cada turno esteja com o número necessário de pessoas para compor a equipe e assegurar que o serviço será bem feito. Também devem aprovar as requisições de folga dos funcionários quando houver. Todas estas decisões devem ser comunicadas de forma clara e devem respeitar as leis trabalhistas e os colaboradores.

 

Planejar Eventos e Promoções.

55651371483778

Restaurantes fazem promoções constantemente. Porém estas devem ser planejadas e ter estratégias claras para sua realização. Feitas as promoções, seus resultados devem ser bem analisados, gerados relatórios e as informações devem ser usadas para elaborar novas estratégias. Isso tudo é tarefa do Gerente. Se o restaurante tem serviços de Catering ou participa de feiras, então o gerente é responsável por agendar, fazer as reservas e coordenar a equipe que irá realizar estes serviços. Se os eventos são muito grandes, o proprietário do restaurante deve optar por contratar um gerente de eventos.

 

Serviço ao Cliente.

Antes de tudo, o gerente deve se sobressair no atendimento aos clientes. Deve ser apto a treinar a equipe para que tenham um atendimento excelente e garantir que os clientes saiam contentes após serem servidos.

 

Marketing e Propaganda.

marketing-management-scholarships

O gerente pode cuidar da propaganda e campanhas de marketing do restaurante. Ele deve vigiar o orçamento, administrar anúncios e atualizar redes sociais. Pode criar ideias de promoções no restaurante, como especiais de happy hour ou ofertas de dois-por-um por exemplo.

 

Contabilidade.

É importante ter um profissional de contabilidade, mas o gerente deve se manter informado e ter relatórios diários da movimentação dos caixas e de todas as transações do restaurante. Da mesma maneira, o proprietário deve ter a mesma preocupação. Não importa quanto o proprietário confie no gerente geral, roubos e usos indevidos do capital da empresa podem acontecer. O ideal é manter mais um par de olhos vigiando as transações.

 

Solução de Problemas e Conflitos.

Problemas são abundantes em restaurantes. De um cliente insatisfeito ao funcionário novo que não apareceu para trabalhar, o gerente deve ser capaz de lidar e solucionar qualquer problema. Os principais problemas que um gerente precisa administrar são os conflitos entre as equipes ou entre colaboradores. Um Gerente deve ser uma pessoa confiável capaz de apaziguar brigas e não de piorá-las.

Além de possuir todas estas competências, um gerente deve ser didático para poder treinar e capacitar seus colaboradores constantemente.
Muitas vezes é preciso solicitar um profissional externa para realizar treinamentos eficazes com as equipes de salão, cozinha, bar ou administração.  Isto se deve ao fato de o trabalho do gerente ser intenso e contínuo. Ou mesmo por, as vezes, o gerente não ter as competências para treinar os colaboradores quanto à qualidade de serviços, ou práticas higiênico-sanitária. Conheça mais sobre os treinamentos do Mr. Food Manager…

Dependendo das necessidades do restaurante ainda há outras funções em que o gerente deve assumir a liderança e o planejamento.

Ainda é preciso ter em mente que chefes de cozinha e bartenders são famosos e atraem clientes pelos seus talentos. Já os gerentes não costumam aparecer muito, seu trabalho é garantir o funcionamento da empresa. O ideal é que os gerentes promovam ainda mais os seus chefes e funcionários talentosos e garantam as condições de trabalho para que todos desenvolvam suas capacidades.

Citando Vicente Falconi, o gestor deve “… tomar providências para que as pessoas, ao exercerem as funções operacionais sejam as melhores do mundo naquilo que fazem.”


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s