Como Fazer Um Manual Organizacional para Restaurantes

Um Manual Organizacional é uma boa ideia, tanto para restaurantes novos quanto para os que já estão atuando. Um bom manual deve abranger todas as expectativas quanto ao desempenho dos colaboradores, assim como a descrição das atividades, procedimentos de segurança e qualquer outra informação que se deseja transmitir. Se, eventualmente, houver alguma discordância por parte de um colaborador a respeito das políticas, comportamentos, etc., o gestor pode utilizar o manual para solucionar o problema.

Os Funcionários Devem Conhecer o Manual.restaurant-uniform-ideas-restaurant-employee-training

Antes de registrar novos funcionários, faça com que eles conheçam as normas e o manual da casa através de um resumo. Este resumo é um documento que deve ser assinado afirmando que o funcionário entende e concorda com as politicas da empresa. Isso não só ajuda a esclarecer os procedimentos aos funcionários como protege os empregadores em casos de processos e ações legais.  Quando o manual é feito e a empresa já está atuando os funcionários podem ler e assinar também se concordarem com o manual, mesmo quando há mudanças nas atividades.

Todas as informações devem ser comunicadas aos funcionários. Treinamentos, reuniões e palestras são ferramentas úteis, assim como avisos e comunicados em áreas comuns aos funcionários.

 

.O Que Deve Haver em Um Manual Organizacional.

A maioria dos manuais contém as seguintes informações:

– Uma carta de boas vindas.

– Expectativas de Desempenho.

– Procedimentos de Emergência.

– Politicas de Álcool e Drogas.

– Políticas de Segurança.

Um Manual Organizacional de restaurante deve ter políticas de trabalho bem específicas quanto a cada setor da empresa

Isso Inclui:capsgoogle

– Politica de Serviço: Como é o Padrão dos procedimentos no salão, incluindo os de abertura e fechamento. Quais outras tarefas os funcionários de serviço são responsáveis. Quais as politicas sobre trato de dinheiro, cobrança de contas e gorjetas.

-Politicas de Bartenders: Devem esboçar o básico de dosagem de bebidas, inventário, conceitos sobre os diferentes tipos de álcool, cervejas e vinhos que a casa trabalha. Também deve falar sobre os deveres de abertura e fechamento da casa e turnos e como servir bebidas alcoólicas com segurança para os clientes.

-Politicas de Cozinha: Procedimentos de abertura e fechamento, protocolos de receitas, fichas técnicas, manual de boas práticas de manuseio de alimentos, normas de segurança alimentar e responsabilidade sobre limpeza são os pontos a serem abordados.

Outras políticas para incluir:

– Missão e Visão da Empresa

– Avaliação de Performace

– História da Empresa

– Protocolo de Confidencialidade

images

Treinar os funcionários para que possam realizar varias tarefas dentro da empresa (Cross Training) é muito útil em um restaurante que, geralmente, tem uma saída de funcionários (turnover) bem grande. Colocando todos os procedimentos e guias em um manual, o gestor garante que as novas contratações vão ter um entendimento melhor de o que o restaurante faz e como faz.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s