Educando a Equipe do Restaurante

restaurant-staff

Uma boa equipe é a espinha dorsal do sucesso de qualquer restaurante. Em uma indústria com um índice turnover extremamente alto, manter uma boa equipe pode ser um desafio.  Educar tanto novos quanto antigos funcionários quanto ao cardápio ou carta de bebidas irá ajudar a torná-los os melhores vendedores possíveis. Mas isso não se restringe a equipe de salão, as equipes de produção são parte essencial em todo o processo e devem ser treinadas também.

Antes de começar, é preciso entender quem são as pessoas que compõe sua equipe. No Brasil, em especial nas grandes cidades, nossas equipes são geralmente compostas por pessoas com baixa escolaridade e culturas muito diversas. Por exemplo, em uma equipe temos pessoas que vieram de estados do Nordeste, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul. Cada um tem expressões diferentes para descrever o mesmo ingrediente. Ou seja, ao mesmo tempo, temos um vocabulário diverso, porém restrito.

Na maioria dos casos, quando fazemos reuniões, usamos termos técnicos e jargões de administração que muitas vezes os funcionários não entendem. É preciso utilizar linguagem clara e acessível, ter paciência e ser didático na hora de transmitir o conhecimento para sua equipe.

Entendendo o Cardápio do Restaurantedaubepvietnam-nhan_vien_nha_hang

Antes de entrar no salão, os garçons precisam entender o cardápio.

Precisam saber como descrever cada item oferecido. Devem saber como são os pratos quanto à aparência e sabor.  Oferecer uma degustação do cardápio para a equipe, de três em três meses e sempre que houver mudanças, irá deixá-los mais preparados para sugerirem os pratos aos clientes e a responder qualquer pergunta. Também é uma boa ideia oferecer uma degustação dos especiais do dia e pratos de eventos.

Vocabulário

É de suma importância ter um cuidado especial com o vocabulário utilizado pelos vendedores.

Ninguém jamais irá querer experimentar um doce GOSMENTO, mas todos se sentirão atraídos se for um doce CREMOSO, mesmo que seja o mesmo doce. Treine sua equipe para usar palavras que descrevam os pratos de forma atraente e apetitosa.

Entendendo o Bar

Da mesma forma que a equipe do restaurante deve ter conhecimento do cardápio, também deve conhecer as opções de bebidas. Mesmo que eles não preparem os coquetéis, eles devem saber o que vai em cada um. Desse modo, podem vender as melhores bebidas.  Os atendentes devem ter um conhecimento vasto sobre a carta de vinhos e cervejas, pois assim eles podem oferecer harmonizações com os pratos do cardápio. Os fornecedores das bebidas, vinhos e cervejas, costumam dar treinamentos. Solicite esses treinamentos periodicamente.

Importante lembrar que seu fornecedor não deve NUNCA te cobrar por esses treinamentos.

Sabendo Como Resolver Problemasd7bbfea4-9807-4608-abdf-e22b96d337438

Agora, conhecendo bem o cardápio e as bebidas, uma boa equipe deve saber como lidar com os problemas quando surgirem. Também devem saber quando eles não podem resolver e precisam chamar o gerente. O maior problema que a maioria dos garçons encontram é quando há clientes insatisfeitos. Talvez a refeição do cliente tenha vindo cozida demais ou demorou muito a chegar. Mesmo que o garçom ache que o cliente seja apenas um chato, nunca deve demostrar isso. Saber como lidar com clientes insatisfeitos é a chave para fidelizar o cliente.

Outro problema que é muito comum são clientes que beberam demais. Lidar com isso é muito importante e evita muitos problemas. Saiba mais…

Educando Equipes de Produção.

Nunca se esqueça de fornecer treinamentos para os cozinheiros, bartenders e estoquistas. Essas pessoas e suas atividades podem determinar o sucesso ou insucesso das vendas. Eles devem saber que seu trabalho tem uma responsabilidade enorme quanto à segurança alimentar e saúde dos clientes. É importante ensinar os conceitos e termos técnicos de nutrição e da vigilância sanitária, mas explicados de maneira fácil e didática.

Nunca subestime as pessoas da sua equipe, todos são capazes de aprender. Depende de você ser paciente e entender as dificuldades de cada indivíduo. Quando necessário contrate um profissional especializado em treinamentos. Saiba mais…


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s