Prós e Contras de Comprar Equipamentos Usados

quite new kitchen stuff in silver black colors

Uma das maiores despesas de abrir um restaurante é com equipamentos. Um orçamento de mais de R$100.000,00 pode parecer um pouco demais para que ainda nem abriu a casa, mas se gasta valores assim em um piscar de olhos. Fornos, fogões, chapas e geladeiras representam milhares de reais gastos. Além disso, assim como um carro novo, estes itens depreciam no instante em que saem da loja. Escolher cuidadosamente equipamentos de segunda mão podem te salvar uma boa quantia do orçamento de abertura do novo restaurante.

 

Prós

commercial_restaurant-kitchen

Muitos restaurantes não têm sucesso nos primeiros anos de funcionamento e acabam falindo (não o seu é claro). Muitos equipamentos de segunda mão foram usados por apenas um ano ou dois. Ao procurar equipamentos usados em lojas especializadas ou em leilões, procure saber quanto tempo o restaurante ficou aberto. Procure por erosão e defeitos, peças faltando. Se você tiver sorte ainda pode ter a garantia de um equipamento não tão velho.  Os preços não estão cravados na pedra! Com revendedores de equipamentos usados ou proprietários de restaurantes que estão vendendo seus equipamentos é possível negociar. Se você é um bom negociador, não tenha medo de dar uma contra oferta e conseguir preços melhores. E se você comprar mais itens, é possível conseguir alguns brindes como louças, facas, estantes ou equipamentos menores.

Contras

warehouse21

Equipamentos usados geralmente são vendidos como estão. Então, se você tentar usar e não funcionar, você não tem nenhuma garantia ou suporte técnico e terá de arcar com os custos. A boa noticia é que a maioria das peças de equipamentos de restaurante são quase indestrutíveis e as quebram podem ser facilmente substituídas. As vezes, comprando equipamentos que não funcionam e precisam de reparos podem te fazer gastar mais dinheiro do que comprando equipamentos novos.

Os seguintes equipamentos são melhores candidatos a serem comprados usados:

Fogões e Fornos a Gás – Fogões e fornos a gás têm uma vida útil bem longa. Se faltarem algumas partes, são facilmente substituíveis. Versões elétricas não são muito boas para restaurantes, pois em longo prazo tendem a superaquecer e têm varias peças pequenas apenas esperando para quebrar.

Fritadeiras – Também para as fritadeiras, os modelos a gás não melhores. Apenas tenha certeza se está calibrada e como são os procedimentos de troca de óleo do modelo.

Serviço de Mesa – Moedores de sal e pimenta, vasos de centro, pratos, taças e similares podem ser comprados de segunda mão tranquilamente. O único problema é encontrar peças que caibam e combinem com a decoração do ambiente.

Você também pode conseguir arrendar máquinas de gelo, cafeteiras e lava-louças.

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s