Entendendo o Fluxo de Caixa em Restaurantes.

Uma das partes mais importantes em ter um restaurante é entender o seu fluxo de caixa (cash flow). De forma simples, o fluxo de caixa é o montante de dinheiro que entra versus o montante que sai do negócio diária, semanal ou mensalmente. Se você não entende esse conceito básico de finanças, seu restaurante está correndo um grande risco.

Dinheiro que Entra vs. Dinheiro que Sai 

Para entender seu fluxo de caixa, você deve primeiro levar em conta o que você tem de dívidas semanais.
Então, identifique quais contas estão chegando, como aluguel ou dividas de banco. Compare sua situação com a previsão de vendas. Para ajudar a ter uma boa previsão de vendas você deve manter em dia os relatórios de operação para ter uma analise precisa. Se você ainda não abriu o restaurante uma previsão de vendas pode ser feita com base no fluxo do restaurante. Confira esta dica.


Não Dependa de Crédito com Fornecedores

A maioria dos maiores fornecedores de alimentos trabalham com uma certa quantidade de crédito, que pode ser em valores de compra ou em tempo de pagamento.

Por exemplo, você recebe um entrega na segunda-feira e não tem o suficiente para pagar até a próxima semana, então há um prazo para que seja paga esta compra. Isso ajuda muito quando você trabalha com Catering e tem um pedido grande, precisando comprar os insumos antes que o serviço tenha sido pago por seus clientes.

Contudo, tente não transformar isso em um hábito. Sempre confira com seus fornecedores se há descontos por pagar na hora. Muitas empresas oferecem 5% de desconto se for pago no dia ou dentro de uma semana. Tudo que ajude a economizar é uma boa ideia.

Mantenha uma Reserva de Emergência

Restaurantes vêm com muitas despesas inesperadas. Equipamentos de cozinha que quebram, custam centenas ou até milhares de reais para concertar ou substituir. Mantenha em seu fluxo de caixa uma dívida consigo mesmo, sendo que este dinheiro será destinado a uma poupança para ser usado em casos de emergência.

 

Mantenha o Estoque Baixo Para Manter o Fluxo de Caixa Alto

Às vezes, ter alguns (mas só alguns) dias mais fracos tem seu lado bom, o de que você não precisa manter estoques muito altos o tempo todo. Se você está constantemente comprando alimentos e bebidas além do necessário toda semana (o que é bom para os fornecedores, mas não tão bom pra você), procure reduzir seus pedidos imediatamente. Isso ajuda a manter seu fluxo de caixa alto.

Se você tem muitos produtos parados em estoque, talvez esteja na hora de renovar seu cardápio.

Tome Cuidado com Depósitos dos Clientes

Se você trabalha com Catering, você deve pedir aos clientes um sinal ou deposito para poder assegurar a data do serviço. Dependendo das políticas do restaurante, você deve pedir algo entre 10% a 50% como deposito. Se o serviço será em alguns meses, tenha em mente que você precisa contar com esse dinheiro para comprar alimentos e bebidas para o evento. E se o cliente cancelar, mesmo com a produção em andamento, você deve retornar pelo menos uma parte do depósito.

Empreendimentos como restaurantes precisam estar sempre de olhos atentos aos detalhes, do serviço ao cliente até à comida que sai da cozinha. Também é preciso tem muita atenção nos orçamentos.

Você deve saber sempre quanto dinheiro está entrando e quanto está saindo.

Garantir um bom Fluxo de Caixa faz parte das tarefas de um Gerente de restaurante. Cada movimentação seja de entrada saída ou perda deve ser registrada e calculada. Para saber mais e estar capacitado a desenvolver esta atividade, conheça o treinamento exclusivo do Mr. Food Manager para:
GERENTE RESTAURATEUR.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s