Como Atender Clientes com Restrições Alimentares

 

Nas últimas décadas a Nutrição e a Medicina conseguiram descobrir alergias e danos à saúde causados pela alimentação, além de conscientizar de forma mais abrangente a população em relação aos cuidados que cada pessoa deve ter com sua alimentação. O pai da medicina, o grego Hipócrates, no século terceiro antes de Cristo, já chamava a atenção das pessoas quanto a influencia que os alimentos têm em nossa saúde com sua máxima: Que o teu alimento seja teu medicamento.

Ao administrar um restaurante não podemos esquecer que o que servimos por mais artístico e “gourmet” que seja ainda será absorvido pelo corpo do comensal, ou seja, irá nutrir o cliente. E isto é muito importante quando um cliente tem restrições alimentares. É preciso estar preparado e manter sua equipe treinada para atender um cliente com restrições.

Você não precisa criar pratos específicos em seu cardápio para atender estes clientes, mas é muito importante saber o que pode ou não ser servido e como alguns ingredientes podem ser substituídos.

Em restaurantes como uma pizzaria ou casa de massas, onde é quase impossível não haverem substâncias como Glúten e Lactose, é uma boa ideia ter algumas opções que atendam essas necessidades. Pense em algo que demande pouco estoque e que possa ser produzido de maneira esporádica.

Se seu restaurante tem como conceito pratos com foco em valores nutritivos e dietética esses conceitos devem ser explorados mais a fundo.

O que é Glúten?food-with-gluten

Glúten é uma proteína composta pela mistura das proteínas gliadina e glutenina, presentes em semente de muitos cereais. Para algumas pessoas, com doença celíaca e intolerância ao glúten, a ingestão de glúten provoca danos na parede do intestino delgado, acarretando prejuízos para a saúde.

 

 

O que é Lactose?dairy-foods-mf

A lactose é um carboidrato presente no leite. A intolerância à lactose é a incapacidade de digerir completa ou parcialmente a lactose, devido a uma deficiência de lactase no organismo.

 

A seguir, uma lista de alimentos que contêm glúten. Coloque esta lista, ou uma lista de pratos do cardápio que contêm ou não glúten, nas áreas de descanso e em seu manual de qualidade. Questione sempre os garçons e responsáveis pelo serviço sobre estes alimentos. Quando um cliente perguntar se há glúten em um prato, sua equipe deve ser capaz de responder e evitar acidentes.

*No caso de industrializados procure no rótulo se há o aviso de “contêm glúten”.

-Achocolatado

-Alimentos enlatados ou embalados, especialmente caldos e sopas

-Amaranto

-Batata chips

-Biscoitos

-Bolachas

-Caldas industrializadas

-Caldo de carne industrial

-Carnes Empanadas

-Cerveja

-Chicletes

-Cones de sorvete

-Cream crackers

-Creme não laticínio

-Cupcakes

-Curry em Pó

-Doces industrializados

-Farinha de Amêndoas e outras castanhas

-Farinha de Arroz

-Farinha de Soja

-Frios

-Frios

-Fubá

-Glutamato monossódico (Ajinomoto)

-Macarrão

-Massas de torta

 

-Molho de salada e outros molhos prontos

-Molho de Soja

-Panquecas

-Pão de centeio

-Pão francês

-Patês de Carne

-Polpas de frutas

-Pudim

-Quinoa

-Refrigerantes

-Salsicha

-Sebo

-Sopas em pó

-Sorvete

-Trigo sarraceno

 

 

Alimentos que contêm lactose são os laticínios, sejam de leite de vaca, búfala, cabra etc. Alguns contêm uma taxa de lactose bem baixa, mas ainda sim há a substância.

Hoje há no mercado uma variedade de produtos que substituem os laticínios.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s