10 Motivos para Comprar de Produtores Locais

Cada vez mais restaurantes têm se voltado para produtores locais para comprar alimentos saborosos, frescos e saudáveis. Produtos locais estão ganhando espaço em todos os tipos de restaurantes dos mais sofisticados a lanchonetes. Estes são dez motivos para comprar de produtores locais:Garden-002

 

  • Produtos Locais São Frescos. O Brasil é um grande produtor de carnes, hortaliças e grãos. Muitos desses produtos viajam longas distâncias e para chegarem a melhores condições são usadas substâncias para conservar e somado a isso há os preços de transporte. Produtos locais viajam uma distância muito menor e mantém sua aparência, sabor e nutrientes. Um alimento fresco e com boa aparência é ótimo, já que os clientes comem primeiro com os olhos.Locally-grown-food-supply

 

  • Produtos Locais São Mais Gostosos. Todo mundo que tem uma horta em casa pode confirmar. Assim como pães feitos em casa são melhores que os industriais, vegetais e frutas de produtores locais são mais ricos em sabor.

 

  • Produtos Locais Ajudam Economias Locais. Sendo um dono de restaurante, é muito bom estar ajudando a economia local. Você não só fortalece os negócios da sua região, mas também fortalece as relações com as pessoas das empresas que estão próximas de você. Nunca será uma má ideia.

 

  • Produtos Locais São Um Bom Marketing. Adicione termos como “produto local”, “farm-fresh”, “orgânico” ou até mesmo o logo ou nome do produtor na descrição dos pratos em seu cardápio e veja estes pratos saírem voando da cozinha. Eu nunca vi ninguém reclamar por estar comendo um alimento de um produtor local. Usar estes produtos é um ótimo argumento de venda para o restaurante.

 

  • Produtos Locais Te Dão Liberdade Para Criar. Como as produções locais são baseadas nas estações, seu restaurante precisa mudar seu menu de acordo com os produtos. E isso é bom! Que melhor maneira de criar os especiais do dia do que procurar pelos melhores produtos dos produtores locais?

 

  • Produtos Locais Não São Tão Caros Quanto Você Pensa. Neste momento os pequenos produtores estão competindo com grandes indústrias de alimento e mesmo assim seus preços são apenas um pouco mais caros. E quando você considera as vantagens e a qualidade destes produtos você está tendo mais valor no investimento em matéria-prima.

 

  • Produtos Locais Não São Apenas Hortaliças. Muito antes da época de colheita terminar, você pode encontrar diversos produtos locais para valorizar seu cardápio. Queijos, pescados de mar e rio, aves, aves de caça, carnes bovina e suína estão disponíveis o ano todo, assim como mel e laticínios. Assados, pães e sobremesas também são produzidos localmente.slide_ifh_cows

 

  • Alimentos Locais Protegem o Meio Ambiente. Com pomares e pequenas fazendas são menos agressivas ao meio ambiente do que plantações em larga escala. Usam menos energia para colheita e transporte. Além disso, muitas fazendas de pequeno porte têm produtos orgânicos (mas não são todas) e não usam pesticidas, hormônios e outros químicos. Comprar alimentos locais é um quesito que o restaurante deve ter para ser um “restaurante verde”.

 

  • Produtos Locais Preservam a Cultura Rural. Com o crescimento das cidades e das grandes indústrias de alimentos, muitos fazendeiros são forçados a largar suas fazendas e seus campos são transformados em prédios e estacionamentos de shoppings. Com isso também se perde a cultura rural e nosso identidade nacional. Valorizar pequenos produtores os ajuda a manter seus negócios, mantem sua cultura intacta e evita que sua cidade se torne mais uma cidade cinza.cheese_on_shelf_191408

 

  • Produtos Locais São Mais Variados. Pequenos produtores oferecem produtos únicos que não são encontrados em versões industrializadas. O chefe de cozinha pode escolher entre centenas de variedades específicas de frutas e legumes com sabores que só se encontram ali e, assim, agregar mais sabor e cores no menu que será único e um atrativo a mais para o restaurante.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s