5 Dicas Para Ser um Ótimo Dono de Restaurante

Ter um restaurante traz status e é o sonho de muita gente. Mas é preciso ser uma espécie de exercito de um homem só. Você precisa lidar com cada aspecto da empresa, desde os funcionários, clientes e até os fornecedores. Você precisa lidar com uma infinidade de personalidades, problemas pessoais, intermediar conflitos ao mesmo tempo em que se preocupa com outras milhões de responsabilidades que um proprietário de bar ou restaurante pode ter. Aqui vão 5 dicas para ser um dono de restaurante melhor:

 

Seja e Esteja Presente.

É claro que você é presente em seu restaurante. Como dono, você provavelmente está mais lá do que em qualquer outro lugar. Mas estar presente é mais do que estar lá. É dar total atenção a seus funcionários e clientes. Ouvir o que têm a dizer e compreende-los (não apenas esperando para responder). Quando se está muito ocupado, é fácil se sentir em uma lista de tarefas interminável. Quando isso acontece, traga sua mente de volta ao presente e de atenção à outra pessoa. Isso não só mostra que você se importa genuinamente com o que a pessoa diz, mas evita mal-entendidos.

 

Seja exemplo do comportamento que você que ver.

Se você quer que sua equipe trate os clientes e uns aos outros com cortesia e respeito, você deve mostrar a mesma atitude, todos os dias. Há muitos donos de restaurante que adotam uma postura Maquiavélica onde é melhor ser temido do que amado. Isso até irá funcionar, mas apenas até certo nível. Você nunca terá uma boa equipe por um longo período e os funcionários que ficarem não darão o melhor de si se tudo que você fizer for estalar o chicote.

 

Um restaurante de sucesso requer trabalho em equipe e as melhores equipes são aquelas que nascem da confiança, criatividade e sim, amor. Medo não tem lugar nenhum em um negócio de sucesso seja ele de qualquer tipo.

 

Se divirta no trabalho.BM_team_preshift

Você não precisa ficar brincando o tempo todo, mas não tenha medo de relaxar um pouco. Lembre-se de ser sempre respeitoso e não ofender ninguém. Pense na qualidade de vida dos funcionários e proporcione espaços para descanso. Esteja com eles e mostre que se importa.

 

Diga Obrigado.

Sua equipe pode estar apenas fazendo seu trabalho, afinal é para isso que estão sendo pagos, mas isso não significa que você não deve agradecê-los regularmente. Na próxima vez que você passar pela cozinha ou pelo salão, fique atento a oportunidades de dizer obrigado à sua equipe.

 

relaxed-project-manager-smallRelaxe!

Ter um negócio é coisa séria. É fácil ficar estressado dia após dia. Mas lembre-se de tirar um tempo para relaxar. Isso não significar tirar férias a cada duas semanas (pense, isso não seria legal). Há diversas maneiras de se livrar do estresse. Apenas ir lá fora e respirar ar fresco por 10 minutos já ajuda a colocar as coisas em perspectiva. Delegar funções é outra maneira de aliviar o estresse. É muito fácil para um dono de restaurante acabar achando que tem de fazer tudo sozinho, mas lembre-se, você não é um super-herói. Então, relaxe.

 

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s