10 Maneiras de Promover seu Restaurante Sem Estresse

 

Oferecer promoções é uma maneira de alcançar novos e antigos clientes. Dependendo do tipo de operação de seu restaurante, assim como o tamanho e estilo, algumas promoções vão funcionar melhor que outras. Muitas ideias de promoção são fáceis e baratas de se implementar, outras precisam de tempo para planejar, mas quando bem sucedidas, como degustação de vinhos ou jantares temáticos, podem trazer mais negócios posteriormente.  O truque é atrair clientes, oferecer menores preços e aumentar as entradas de caixa (e gorjetas!).

 

ATHENS NATIONAL people_eating_restaurantTodo administrador sabe, que o mais difícil é fazer com que o cliente entre na casa e consuma alguma coisa (quebre o gelo). Promoções atraem clientes e, além disso, casa cheia também.

 

Happy Hour.  Uma clássica promoção de restaurantes que hoje já se tornou o principal atrativo de algumas casas. Mas muitos esquecem sua origem. A happy hour é realmente uma hora (ou mais) em que o restaurante serve um petisco e uma bebida ou coquetel a preços promocionais, geralmente, das 17 às 19h. A Happy hour foi pensada para atender pessoas saindo do trabalho. Você pode vender mais itens para um cliente que aparece para uma cerveja em promoção oferecendo um menu e os especiais da noite assim que sentam no bar.

Dois-por-Um. Este é outro método que se manteve à prova do tempo. Clientes adoram barganhar e dois pratos pelo preço de um não é uma exceção. O Truque do dois-por-um é oferecer pratos com custo baixo. Massas, frango, carne suína e até alguns pescados são boas opções. Junto aos pratos você ainda vende sobremesas, cafés e bebidas que aumentam o valor das vendas.

Group of people at a restaurat having dinner being served by a waiter

Degustação de Vinhos e Cervejas.  Uma ótima promoção para baixas temporadas. Seu distribuidor de vinhos pode ser seu sommelier e ajudar a planejar um menu com preço fixo harmonizado com os vinhos oferecidos. Cervejas artesanais locais também são uma alternativa ao vinho e atraem clientes que valorizam os pequenos produtores ou produtos diferentes.

Feriados.  Promoções em feriados podem ser muito lucrativas para qualquer negócio. Oferecer um menu especial de dia dos namorados, dia das mães ou qualquer outra ocasião especial ajuda a cozinha a trabalhar melhor em dias com maior movimento devido a essas comemorações. Além disso, você pode planejar estrategicamente onde ficarão as reservas para esses dias, o serviço irá fluir muito mais facilmente e os clientes sairão satisfeitos.

Entretenimento. Música ao vivo, palco aberto, e shows de stand-up são algumas opções que restaurantes podem tentar para atraírem mais negócios.

d6393f3fc33099db8cd485a0972ed200Jantares Temáticos. Podem ser oferecidos mensal ou anualmente. Você pode adequar a um feriado, como um jantar com tema de chocolate na páscoa. Ou pode oferecê-los em baixa temporada para atrair mais clientes. Pode também chamar chefes de cozinha conhecidos para fazer um menu especial da noite, por exemplo, um chefe de cozinha árabe para um menu com este tema.

Combos. Chegou uma nova cerveja no mercado? Uma marca de queijo está promovendo um novo produto? Aproveite esta oportunidade e crie um novo prato no cardápio. Some ao prato uma bebida ou sobremesa e crie um combo. Não é preciso chamar de “combo” em um restaurante sofisticado, pois remete às redes de fast food. Mas isso serve de um atrativo para clientes fiéis, para novos clientes ou para clientes das marcas que você está promovendo.

Responsabilidade Social. Auxiliar em grupos e ONGs que auxiliam comunidades e realizam projetos sociais é não só uma maneira de contribuir para sociedade, mas uma maneira saudável de atrair clientes. Há alguns eventos que promovem essa proposta, mas um restaurante pode contribuir o ano todo com uma instituição de sua escolha. Mas lembre-se de escolher uma instituição que seja relacionada com seus steakholders (pessoas envolvidas). Um exemplo é contribuir em escolas profissionalizantes em comunidades mais carentes ou em projetos que atuem onde a maioria de seus funcionários mora. Conte para seus clientes, exponha em seu site. Seus clientes vão querer fazer parte disso e tudo o que eles têm de fazer é voltar sempre.Disney Be Our Guest Restaurant_Family

Desafios. Ofereça prêmios para os clientes. Quem acertar o peso na balança em restaurante por quilo não paga. O cliente que inventar a melhor combinação de ingredientes para um sanduíche, o prato receberá seu nome. Essa interatividade com cliente leva a relação a outro nível e as pessoas se sentem em casa.

People react to play by Ohio State during an NCAA tournament game on Thursday, March 19, 2015, at Boston's restaurant and sports bar. (Columbus Dispatch photo by Fred Squillante)

Eventos Esportivos. Mesmo que você não seja um fã da Copa do Brasil ou dos campeonatos de UFC, muitas pessoas são. Oferecer um petisco ou bebida especial para esses eventos estimula as pessoas a comerem fora, ao invés de assistir os jogos em casa. Agora, se você é um grande fã de algum time ou esportista, essa é uma oportunidade para reunir outros torcedores e criar um ponto de encontro para assistir os jogos do seu time. Tenha certeza de poder passar todos os jogos!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s