Você conhece o CHA da Competência?

Podemos definir a competência desmembrando-a em três características importantes: Conhecimento, Habilidade e Atitude.  A sigla forma a palavra CHA.
O Conhecimento é o know-how do profissional sobre os assuntos pertinentes à sua profissão. Neste quesito levamos em conta as experiências acadêmicas e os conhecimentos obtidos pela experiência profissional.CHA

A Habilidade é a capacidade de utilizar o conhecimento e produzir bons resultados. Em empresas do setor gastronômico, este quesito é muito importante já que realizamos trabalhos manuais e artesanais (cozinha e bar) e argumentativos (vendas).

A Atitude é a iniciativa e pró- atividade. O comprometimento com a empresa e com a equipe.

Ou seja: Saber fazer – Conseguir fazer – Querer fazer.

Muitos restaurantes funcionam como porta de entrada para jovens no mercado de trabalho. Do mesmo modo muitas pessoas constroem suas carreiras nestas empresas. É difícil exigir conhecimentos e habilidades, porém a atitude quando é boa irá guiar o colaborador a desenvolver suas capacidades e buscar mais informações. Com tudo isso, podemos entender melhor se somos ou trabalhamos com pessoas realmente competentes.

Olhe para dentro e pense em cada um destes pontos.

Conhecimento:

Como andam meus conhecimentos e a busca por informações? Livros, revistas e sites sobre temas importantes para minha profissão.  Independentemente do seu cargo, as informações importantes para um chefe de cozinha também são importantes para os auxiliares e estagiários, por exemplo.

Habilidade:

Nem todos são artistas natos, mas no mundo do trabalho as habilidades podem ser desenvolvidas. Para isso é preciso conhecimentos, mas tirá-los da teoria e por em prática. Um garçom pode desenvolver suas habilidades de negociação em casa de frente para o espelho ou servindo parentes em casa e criando situações atípicas. Isso com certeza trará resultados. Como gestor é sua responsabilidade treinar os colaboradores e desenvolver seus conhecimentos e habilidades.

Atitude:

Você está animado e se sente realizado em sua profissão? Se não, o que falta para isso mudar? Em todas as empresas de todos os setores da indústria no mundo todo, a pró-atividade com boas intensões, índole e resultados é a característica mais bem valorizada pelos administradores. Se você é um gestor e não valoriza isto em seus subordinados, então reveja sua Atitude.

NOTA: Alguns teóricos ainda mencionam outros pontos como Valores e Entorno (formando a sigla CHAVE). Valores representa a idoneidade da pessoa que ocupa um cargo na empresa e Entorno é um fator externo que influencia nas demais características.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s