8 Desperdícios que Impedem a Qualidade e a Produtividade

Desperdícios não são apenas de ingredientes. Tempo, talentos e deslocamento de pessoal podem ser cruciais para determinar a Qualidade e a Produtividade de seu restaurante. Um bom gestor deve ter controle de todos estes aspectos e estar atento para quando um processo apresenta alguma destas falhas.

A imagem apresenta de forma simples 8 desperdícios comuns em muitas empresas. Independentemente de seu tamanho e segmento. Esta dica se baseia em conceitos de gestão por Seis Sigma.desperdIcios

Seis Sigma é um conjunto de práticas desenvolvidas pela Motorola para melhorar os processos e eliminar defeitos. Hoje, este sistema de gestão é utilizado por diversas empresas, porém seu nível de controle e os custos de formação dos profissionais responsáveis são muito altos. Para empresas de pequeno e médio porte como bares e restaurantes, se torna inviável a implementação deste sistema. Porém é possível aproveitar alguns conceitos importantes.

Reveja seus processos. Muitas vezes o problema pode estar na organização do ambiente ou no tempo de entrega dos produtos.

Lembre-se: A responsabilidade da Qualidade vem do topo da hierarquia e não da base. Ou seja, para garantir a qualidade os primeiros a se comprometerem devem ser os proprietários, gerentes e chefes de setor.

Quando há uma falha ou desperdício a “culpa” não é do funcionário, mas do processo que permitiu que ele falhasse. Para isso é preciso rever seus processos e investir em treinamentos.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s