Restaurante Sustentável: 10 Passos para diminuir o impacto ambiental em seu restaurante

Restaurante sustentávelAtualmente, um dos fatores que mais influenciam clientes na escolha de um restaurante é o quanto a empresa se compromete com a Sustentabilidade. Agora, mais do que nunca é importante que grandes, médias e pequenas empresas comecem a aderir ao movimento verde.  Durante tempos difíceis de mudanças climáticas e dificuldades econômicas, ter consciência ecológica não é apenas uma tendência, mas uma necessidade em diminuir gastos excessivos e os impactos causados pelo restaurante. Há várias maneiras para que um bar ou restaurante possam ser mais sustentáveis e se juntar a essa luta para salvar o planeta!
A seguir, uma lista das 10 melhores maneiras de melhorar suas vendas, o atendimento ao cliente e o crescimento da empresa sendo mais sustentável e lucrativo.

 

Diminuir Desperdícios de Banheiros.

Como um administrador de restaurantes, você sabe que a limpeza dos banheiros é uma grande parte dos critérios de avaliação e satisfação dos clientes. Entretanto, o monitoramento dos resíduos de banheiro, geralmente, é ignorado. É possível ter um programa de monitoramento a fim de reduzir o “lixo de aterro” usando estruturas que estendem a vida útil dos dispensers e acessórios. Investir em estruturas como torneiras temporizadas ou descargas com duplo acondicionamento, reduzem não só o consumo de água, mas o uso de toalhas de papel e produtos de limpeza. Combine esta estrutura com dispenser que limitam os produtos disponíveis aos clientes. Instale dispensers de sabonete, toalhas e odorizadores calibrados para evitar desperdícios.

caminhão2Seja estratégico quanto ao abastecimento e transporte.

Transportar itens para seu restaurante pode ser muito caro tanto para seu orçamento mensal quanto para o planeta. A melhor maneira reduzir em custos, transporte, energia e papéis é tendo o mínimo de fornecedores possível. Tendo feito isso, solicite gentilmente que o fornecedor utilize o mínimo possível de embalagens. Você também deve garantir que eles não utilizem materiais que não sejam biodegradáveis, como isopor. Quando você comunicar aos seus fornecedores sobre a Consciência Ecológica de sua empesa, eles devem ser capazes te informar sobre outras maneiras em que podem reduzir o impacto ambiental do seu restaurante em relação aos produtos e transportes.

Torne a limpeza mais verde.

Fato: Produtos de limpeza convencionais podem causar danos graves ao meio ambiente. Como? A maioria destes produtos contêm substâncias químicas industriais que não se desfazem, isto acaba poluindo o ar e a água. Então, por que não trocar esses produtos não biodegradáveis por produtos ecológicos? Quando você fizer esta troca, procure por produtos certificados.

Locally-grown-food-supplyCompre de Produtores Locais & Plante Você Mesmo

Quando possível, ajude os produtores e agricultores de sua região. Há um motivo pelo qual comprar localmente é uma das maiores tendências no mundo. Além de reduzir custos e desperdícios com transporte, produtos locais geralmente são melhores para o meio ambiente, pois pequenas fazendas usam menos energia que as enormes fazendas da indústria de alimentos. Ainda, os produtores locais deixam hormônios e agrotóxicos de lado e produzem alimentos orgânicos. Um grande bônus é que, quando você compra de produtores locais, você ajuda a economia de sua cidade ou região e pode oferecer alimentos mais frescos, saborosos e acessíveis.

Outra ótima maneira de ser sustentável é plantar ervas e folhas no próprio estabelecimento quando possível.

 

Reduza, Reuse, Recicle.

Falar em reciclagem parece batido, mas ainda é uma verdade hoje. Reduzindo desperdícios, reutilizando recipientes e reciclando outros materiais, seu restaurante pode fazer uma grande diferença em relação à sustentabilidade. Aqui há algumas ideias:

  • Troque toalhas de papel e papel higiênico comuns por papel reciclado.
  • Recicle caixas de madeira, papelão e garrafas de vidro.
  • Compre copos reutilizáveis para os funcionários, ao invés de oferecer copos descartáveis.
  • Opte por galões e sacos de lixo feitos de produtos reciclados ou materiais biodegradáveis.

Bebidas também podem ser orgânicas.

Se seu restaurante decidiu servir alimentos orgânicos, o próximo passo é apoiar e servir vinhos, cervejas e destilados orgânicos e biodinâmicos. Muitas bebidas são produzidas com substancias químicas que não são seguras para o meio ambiente. Muitos produtores de vinho, por exemplo, utilizam pesticidas que contaminam até o vinho que consumimos. A variedade e popularidade de bebidas orgânicas está crescendo cada vez mais, assim tem ficado mais fácil encontrar opções saborosas e saudáveis de bebidas vindas de todo o mundo e até de produtores locais.

Opte por aparelhos de Economia de Energia.

De lâmpadas à freezers, escolha equipamentos que consumam menos energia. Reduzir o consumo de energia não apenas irá reduzir os custos em longo prazo, mas também estará contribuindo para manter nosso planeta saudável.

Use a água de forma inteligente.

A água é uma das coisas que mais desperdiçamos. Economizar água não previne prejuízos aio meio ambiente, como também ao restaurante. Quando a água escoa pelo ralo, isso resulta em desperdício de energia e eletricidade. Então, quando for comprar vasos sanitários, aquecedores de água e água engarrafada, pense e escolha de forma inteligente. Se for possível, instale painéis solares para o aquecimento de água em seu restaurante. Descargas com duplo acondicionamento também pode te economizar em custos a cada descarga. Quanto à água filtrada engarrafada, opte por filtros no próprio estabelecimento e oferece água fresca e limpa em jarras elegantes para seus clientes. Isso irá reduzir resíduos plásticos e deixar um pouco mais de dinheiro em sua conta bancária.

Crie um Salão sustentável.

Sim, seu salão também pode ser sustentável. Há muitos produtores locais de móveis com madeira de reuso ou de reflorestamento. Outra maneira de fazer seu salão ser ecológico é reduzir o uso de descartáveis, como guardanapos ou jogos americanos. Opte por uma decoração que necessite de toalhas de mesa, ou use tecidos com estampas leves o que evita a necessidade do uso de alvejantes.

Continue Aprendendo Mais!

Agora que você já aprendeu como abraçar esta causa, não se esqueça de continuar se educando quanto às práticas para ser sustentável. Revistas e Sites especializados oferecem dicas e soluções para empresas de todos os tamanhos. Uma vez que você já seguiu esses e outros passos garanta que seu restaurante esteja nas listas de restaurantes sustentáveis!

 

Responda nos comentários:

Seu restaurante é Sustentável?

Quais práticas de sustentabilidade você adotou?

 


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s