Qualidade de Vida Não Significa Diversão no Trabalho

A cada dia, as grandes empresas investem mais em Qualidade de Vida no Trabalho para seus colaboradores. Restaurantes e empresas gastronômicas de todas as espécies também podem investir e garantir que seus colaboradores estejam mais satisfeitos e saudáveis ao desempenhar suas atividades na empresa. Porém antes é preciso distinguir o que são investimentos em Qualidade de Vida e o que são apenas agrados aos colaboradores.

Antes de tudo, vamos definir o que é Qualidade de Vida. Quando perguntamos às pessoas, muitos associam a dinheiro e felicidade. Porém este conceito é muito mais que isso. Ter Qualidade de Vida significa poder se desenvolver. O índice da ONU que mede a Qualidade de Vida nos países é o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano). Assim podemos entender que ter qualidade de vida significa poder desenvolver sua humanidade. Ter acesso à educação, artes, conhecimentos diversos, lazer, entretenimento, saúde, alimentação etc. Seja de forma gratuita ou podendo pagar por isso (salários justos).

Como uma empresa pode oferecer essa qualidade para a vida de seus colaboradores?

Para grandes empresas pode ser um pouco mais viável oferecer cursos, bibliotecas, academia e melhores salários e benefícios. Para empresas de pequeno porte como restaurantes e bares o desafio pode parecer maior, mas não é. Muitas empresas oferecem serviços e benefícios que são considerados “Ofurôs Corporativos”.

O Conceito de ofurô corporativo é definido por Mário César Ferreira em seu artigo¹ sobre o assunto como um paliativo que gestores adotam, mas que não resolve os reais problemas da empresa. Como um exemplo ilustrativo, podemos dizer que o gerente de um restaurante vendo que os funcionários estavam desmotivados resolveu investigar o motivo.  Viu que a refeição oferecida estava de boa qualidade, havia uma área de descanso, os horários estavam bem definidos entre outros fatores.  Mesmo assim estavam descontentes. Decidiu então comprar um grande Ofurô Japonês e instalá-lo em uma área desocupada nos fundos do restaurante para que os colaboradores pudessem relaxar. E todos foram, mas os ânimos não melhoraram. Isso porque o almoço era bom, mas não os talheres e as cadeiras do refeitório. Havia uma área de descanso, mas era barulhenta e desconfortável. Os horários eram bem definidos, mas muitos cozinheiros faziam horas extras não remuneradas.  O ofurô pode ter diminuído a dor nas costas de alguns garçons, mas não resolveu nenhum problema e não melhorou a Qualidade de Vida de ninguém. Esse é o conceito de Ofurô Corporativo, medidas que agradam, mas não resolvem nada.

Para não cometer este engano, o gestor deve estar atento e conviver com os colaboradores. Deve entrar na cozinha, nos vestiários e refeitórios, deve usar os mesmos banheiros comer a mesma comida e sempre coletar informações e reclamações dos colaboradores (e levá-las a serio) para entender onde há falhas e como tornar o ambiente e condições de trabalho melhores para todos.

O melhor investimento é o que traz retorno. Então, ao invés de investir em um ofurô, investir em melhores condições de trabalho, cursos e equipamentos (seja uma faca nova para o cozinheiro ou novos armários para o vestiário, por exemplo) em curto prazo trarão resultados evidentes. Com funcionários satisfeitos o trabalho irá fluir melhor. É preciso entender que um terço do dia da pessoa que ocupa um cargo em sua empresa é dedicado ao trabalho neste local. Então é função do gestor garantir que seja um ambiente onde esta pessoa possa se desenvolver e trabalhar com segurança e saúde.  

Todos queremos trabalhar em empresas onde somos valorizados e temos Qualidade de Vida. Uma empresa que oferece essa qualidade mantém seus bons profissionais e atrai os melhores profissionais disponíveis no mercado de trabalho. Quando um cresce, todos crescem juntos.

 

1- http://www.ergopublic.com.br/arquivos/1256395632.59-arquivo.pdf

Anúncios

Um comentário sobre “Qualidade de Vida Não Significa Diversão no Trabalho

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s