Aumente a Base de Clientes do Seu Restaurante com Redes Sociais

Todo mundo sabe como as redes sociais são importantes para fazer negócios. Elas oferecem uma maneira de se conectar diretamente com seus clientes e encorajam conversas virais sobre o quanto um restaurante é bom (ou ruim).

Sites como Facebook e Instagram parecem que foram feitos para restaurantes divulgarem seu trabalho. Eles oferecem a plataforma perfeita para marketing com fotos deliciosas de seus pratos e coquetéis.

São uma maneira GRÁTIS de anunciar especiais e eventos. E mais importante, todo mundo está lá! Sim, as pessoas ainda leem jornal e assistem comerciais na TV, mas a maioria das pessoas está em pelo menos um tipo de rede social. Se seu restaurante não está aproveitando tudo isso, pode estar perdendo clientes e vendas.

Os maiores obstáculos que donos e gerentes de restaurantes enfrentam quanto às campanhas de redes sociais são tempo e conhecimento. Como administrador de restaurante, você já deve estar no seu limite controlando as equipes, pedidos, agenda, orçamentos e tudo mais. A última coisa que um gerente quer parar para fazer é postar fotos no instagram ou digitar posts no facebook. É fácil enxergar por que este tipo de marketing não está na lista de prioridades de um restaurante.

A maioria dos donos e gerentes de restaurantes não gostam de redes sociais por que eles não as entendem.

Se eles mesmos não usam facebook ou twitter, como podem esperar fazer vendas com essas ferramentas? Mas mesmo usando mídias sociais, muitos não sabem a melhor estratégia para conseguir se conectar com clientes. Por sorte, há diversos cursos e recursos disponíveis para quem quer aprender a usar mídias sociais para o marketing de seus pequenos negócios.

Como toda habilidade, quanto mais você pratica, melhor você fica.

O Mr. Food Manager quer compartilhar com você algumas dicas que irão te ajudar a cuidar de suas redes sociais.

Use Imagens Bonitas

Você trabalha com comida! Seu trabalho é criar comidas deliciosas e apetitosas. Tire fotos de qualidade. A visão é primeiro sentido estimulado pela comida, esteja ela na sua frente ou no computador. Foto de qualidade significa boa iluminação (não tire fotos sob as luzes fluorescentes da cozinha que deixam até os vegetais parecendo gordurosos). Chame um fotógrafo se precisar, mas lebre que há fotógrafos melhores que outros. Escolha pratos mais fáceis de fotografar. Use boas louças, sirva os alimentos de maneira equilibrada, use ingredientes com cores vivas e apetitosas, use pequenos enfeites (salsa, alecrim, flores, brotos…). Você já deveria estar fazendo isso mesmo sem fotografia. Tire algumas fotos com uma boa iluminação e as edite se for preciso.

Você não precisa de uma câmera profissional para tirar boas fotos. Se for tirada com uma boa iluminação e um bom ângulo, seu smartphone será suficiente.

Lembrem-se, estas fotos são para facebook e instagram, elas não precisam ter alta resolução e qualidade de revista. Para editar as fotos, um editor do próprio celular ou de aplicativos já será suficiente.

Alguns exemplos de fotos ruins e boas para redes sociais:

Estas fotos estão ruins, pois a comida está mal servida e a foto não considerou a iluminação ou ângulo.

Estas fotos foram tiradas com celular e conseguem deixar os pratos apetitosos e te fazem se sentir sentado à mesa pronto para almoçar.

Poste Conteúdos Constantemente

Outro grande fator para construir uma reputação forte para seu restaurante na internet é consistência. Postar todo dia, ou até mais de uma vez por dia, irá te manter no radar dos clientes sem que os incomode. Criar o hábito de postar sempre seus especiais do dia irá fazer com o que logo as pessoas comecem a procurar pelos especiais quando estiverem planejando almoçar ou jantar. E garanta que em cada post terá uma boa foto do seu menu.

Além dos seus produtos, outros conteúdos podem enriquecer suas redes sociais e atrair seus clientes. Poste receitas, fotos de sua equipe se divertindo, fotos de clientes contentes com suas refeições (com a permissão deles, é claro).

Siga Outras Empresas

Outra estratégia de aumentar sua base de clientes é se conectar com outros negócios e empresas. Você pode curtir paginas de outras empresas usando sua página. Isso torna mais fácil curtir e compartilhar posts e eventos de outras empresas. Elas irão gostar e retribuir o favor curtindo e compartilhando suas publicações com seus seguidores.
Em sites como Instagram, Twitter ou Pinterest, você pode configurar um perfil comercial separado para o seu restaurante e seguir outras empresas da área.

Inclua Uma “Chamada para Ação” em Suas Publicações

Uma “chamada para ação” ou “call to action” encoraja seus seguidores a fazer alguma coisa depois de lerem seus posts. Você pode fazer uma pergunta como “Conte-nos qual é o seu sanduíche favorito nos comentários abaixo” ou você pode encorajá-los a assinar sua newsletter para eventos especiais. O objetivo de chamadas para ação é fazer com que os clientes se sintam incluídos como parte de seu negócio. Você ganha mais pontos, se conseguir responder os comentários. Por exemplo, se alguém comenta que o sanduíche favorito é o sanduíche natural, você pode responder “Obrigado por compartilhar, você prefere no pão branco ou integral?”.

Não Tenha Medo de Comentários Negativos

Uma das razões para donos de restaurantes ficarem longe de redes sociais é que eles têm medo que clientes reclamem em um espaço tão visível. Ao invés de de ter medo, você deve ver um comentário negativo pelo que ele realmente é: Uma Oportunidade de Melhorar. Garanta que estes comentários serão respondidos logo (em 24 horas) e da melhor maneira possível. Por exemplo, se alguém comenta que o filé estava passado demais ou muito caro, você pode responder algo como “Obrigado por nos informar. Nós trabalhamos para oferecer o melhor serviço para todos nossos clientes. Por favor entre em contato inbox conosco para que possamos lhe enviar um desconto no próximo jantar conosco”. Clientes irritados não vão perdoar tão fácil, mas com o tempo, há uma grande chance de retornarem se você mostrar que está verdadeiramente preocupado e valoriza a contribuição.

Quando feitas corretamente, redes sociais oferecem aos restaurantes uma maneira bem fácil e com baixo custo de se conectar com os clientes e construir uma clientela leal. Coisas simples como boas fotos e publicações constantes irão ajudar a construir a reputação do restaurante na internet e trazer muitas vendas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s